Por este motivo, o profissional de educação que pretenda implementar
e incutir a prática de ambientes pessoais de aprendizagem online terá de recorrer a novas estratégias que vão muito mais além
da adaptação dos conteúdos às tecnologias digitais.
Primeiro deve ter percepção dos Requisitos Mínimos para
implementar um PLE online:
- dar autonomia aos
alunos/formandos;
- dar o controlo e
gestão de tempo aos alunos/ formandos;
- dar liberdade no
registo de reflexões aos alunos/ formandos.
Estes 3 requisitos, inabdicáveis pelos professores/formadores da
“velha guarda”, fazem parte de um processo de mudança, que não só
traz novas rotinas aos professores/formadores como também exigem novas atitudes
aos alunos/formandos: a autonomia e controlo trazem mais responsabilidade, e
por outro lado, a liberdade acelera a emancipação
dos alunos/formandos. Estes estímulos permitem diminuir as dificuldades
sentidas pelos alunos/formandos quando ingressam no mundo laboral, tendo em
conta que incutem uma melhor organização pessoal e uma gestão individual de
tempo mais eficiente.
A cedência de autonomia, controlo e liberdade no
processo de aprendizagem aos alunos/formandos não pressupõe descuramento nos timings nem abandono instrutivo. Antes
pelo contrário, exige por parte dos professores/formadores uma comunicação mais
assertiva, orientações mais afinadas ao perfil do aluno/formando e uma conduta específica
ao sítio onde está afiliado o PLE.
Imagem: office.microsoft
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