terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Requisitos Mínimos para implementar um PLE online


A criação de um PLE deve ser preliminarmente assente em rede de pessoas e só depois em tecnologias e em ambientes web. Estas redes envolvem diversas actividades de aprendizagem que deverão ser adequadas aos ambientes tecnológicos, adaptadas ao perfil dos seus beneficiários e conciliadas com os resultados de aprendizagem que se desejam alcançar.

Por este motivo, o profissional de educação que pretenda implementar e incutir a prática de ambientes pessoais de aprendizagem online terá de recorrer a novas estratégias que vão muito mais além da adaptação dos conteúdos às tecnologias digitais.

Primeiro deve ter percepção dos Requisitos Mínimos para implementar um PLE online:
- dar autonomia aos alunos/formandos;
- dar o controlo e gestão de tempo aos alunos/ formandos;
- dar liberdade no registo de reflexões aos alunos/ formandos.

Estes 3 requisitos, inabdicáveis pelos professores/formadores da “velha guarda”, fazem parte de um processo de mudança, que não só traz novas rotinas aos professores/formadores como também exigem novas atitudes aos alunos/formandos: a autonomia e controlo trazem mais responsabilidade, e por outro lado, a liberdade acelera a emancipação dos alunos/formandos. Estes estímulos permitem diminuir as dificuldades sentidas pelos alunos/formandos quando ingressam no mundo laboral, tendo em conta que incutem uma melhor organização pessoal e uma gestão individual de tempo mais eficiente.

A cedência de autonomia, controlo e liberdade no processo de aprendizagem aos alunos/formandos não pressupõe descuramento nos timings nem abandono instrutivo. Antes pelo contrário, exige por parte dos professores/formadores uma comunicação mais assertiva, orientações mais afinadas ao perfil do aluno/formando e uma conduta específica ao sítio onde está afiliado o PLE.

Imagem: office.microsoft


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