quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Potencial pedagógico dos ambientes de aprendizagem pessoais

Não devemos cair em extremos quando falamos sobre o potencial pedagógico dos PLE. Quanto mais lúcidos, sensatos e racionais forem as promessas sobre a aplicabilidade dos PLE no processo de aprendizagem maior serão as possibilidades de retorno. Não vale a pena entrarmos em demagogias inconsistentes.



Porém, face à actual realidade cultural dos alunos/formandos é inegável reconhecer o potencial pedagógico dos PLE:

- potenciam ambientes de aprendizagem participativos e produtivos;
- incentivam à criatividade e interacção entre alunos e professores;
- proporcionam actividades de aprendizagem apropriadas a diferentes alunos;
- equacionam a transmissão e aquisição bilateral de conhecimentos;
- propiciam ambientes colaborativos e uma base motivacional forte no processo de aprendizagem;
- incentivam às reflexões dos alunos sobre as aprendizagens, e por sua vez, o professor/formador responsável meditará sobre as reflexões dos alunos/formandos para se auto-avaliar e corrigir atempadamente as suas estratégias de ensino.


Imagem: office.microsoft

Pub Mindware.com

Sem comentários:

Enviar um comentário