sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Integração de tecnologia e dos PLE no contexto de aprendizagem

A integração de tecnologia no contexto de aprendizagem é uma realidade frequente e quase vulgarizada. No entanto, a tendência é usar recursos tecnológicos cujo professor é o centro e principal beneficiário em vez de uma aplicação verdadeiramente pedagógica e substancial das TIC no processo de aprendizagem do aluno.
  
Como refere Guilhermina (2007), alguns professores “pensam que é suficiente colocar os computadores com algum software ligados a Internet nas salas de aula que os alunos vão aprender e as práticas se vão alterar. Sabemos que não e assim”(p.44).

É por isso necessário uma nova abordagem e mentalidade dos professores em relação à aplicação das TIC na sala de aula. Os alunos não auferem de qualquer mais-valia no seu percurso de desenvolvimento intelectual quando o professor prefere usar um PowerPoint por simples substituição de um quadro e giz ou um teste realizado num browser em substituição de um teste de papel. As mais-valias surgem quando o professor/formador é ágil ao ponto de conseguir dissimular as TIC na envolvente da educação, de tal forma a transformá-las em verdadeiras ferramentas de mediação e interlocução dos conhecimentos, sendo por isso capazes de promover uma aprendizagem eficiente, sólida e sistemática. Antevejo na envolvência e abrangência dos PLE a esperança desta concretização.

Referências:
Miranda, Guilhermina Lobato (2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 41‑50. Retirado em 17 de Dezembro de 2010 de
http://sisifo.fpce.ul.pt

Rodrigues, Pedro de Jesus (2010). Integração Curricular das TIC [web log message]. http://grou.ps/escola20

Imagem: office.microsoft

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