quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Da geração do Spectrum ao PLE

Entre a geração do Spectrum até aos dias de hoje tem existido uma constante evolução tecnologia. Esta ininterrupta evolução e mudança surge de forma emaranhada e a um ritmo vertiginoso, interferindo com os nossos hábitos e costumes quotidianos, o ambiente, a comunicação, o próprio sistema de educação, enfim a sociedade em geral.

Já ultrapassamos a época baptizada por “Era Digital” e estamos já possivelmente na “Era da Web 3.0” onde as crianças crescem em permanente contacto com a tecnologia. É certo que esta realidade é diferente da realidade do Spectrum. Mas existe algo em comum entre aquela época e os dias de hoje: a permanente evolução tecnológica e social.

É necessário por isso que os padrões de desenho curricular sejam constantemente adaptados à realidade da sociedade actual para que não fiquem desfasados e descontextualizados. O uso da Web2.0, aprazível e familiarizada aos actuais alunos, quando devidamente ministrada em ambientes pessoais de aprendizagem serão uma forma credível de por em prática a modernização do desenho curricular.

Imagem: office.microsoft

Pub Mindware.com

Sem comentários:

Enviar um comentário